CASA DAL MAGRO LEITE
O projeto da casa DML resulta de ações simultaneamente singelas e decisivas, desenhadas à luz das demandas da família: uma casa de final de semana e com dimensões contidas. Porém, com espaços de convivência generosos junto ao grande angico existente.
Dois prismas em concreto aparente, levemente suspensos do solo, abrigam, respectivamente, a casa principal e o pavilhão de apoio destinado à garagem. Abertos francamente para o jardim, os ambientes se organizam com o máximo de integração possível.
No centro do terreno, a piscina e a área de convivência configuram um eixo estruturante do projeto que ampara as manifestações quotidianas e sociais de seus moradores — um espaço de encontro e contemplação, em contato direto com toda a extensão do lote, favorecido pela topografia praticamente plana.
Algumas estratégias de conforto e eficiência energética foram adotadas já no momento da implantação: generosos beirais e quebra-sóis filtram a insolação incidente; empenas espessas exploram a inércia térmica do concreto; e os planos da cobertura receberam isolamento térmico, reforçando o desempenho bioclimático da edificação.
Antevendo as necessidades de uma futura ampliação, o projeto prevê um prisma adicional, igualmente em concreto aparente com vistas a alcançar uma unidade de desenho e consolidar a linguagem arquitetônica do projeto. Esse terceiro volume será implantado junto à divisa frontal do lote — concebido para abrigar a garagem —, possibilitando, em um segundo momento, a conversão da área hoje ocupada pelos veículos em uma sala de estar e uma nova suíte.
Por ora, sob a sombra do angico, a arquitetura insere-se delicadamente e presta-se como suporte silencioso: um fundo discreto e essencial para amparar as histórias e vivências dos proprietários, onde o cotidiano se desenrola em harmonia com a paisagem.
imagem 01 | bloco principal - acesso
riscos preliminares | implantação - planta baixa
implantação / cobertura - planta baixa
planta baixa | blocos
corte longitudinal
corte transversal
imagem 02