Distante cerca de 20km do centro do Plano Piloto de Brasília, o projeto da Casa Ribas debruça-se em um lote de dimensões não muito generosas e apropria-se dele de modo a equilibrar da melhor maneira possível o binômio privacidade e convívio social.

Quatro empenas em concreto armado dispostas no sentido longitudinal e distantes em quinze metros ancoram, entre seus limites, dois pavilhões metálicos paralelos divididos por um pátio.

A organização inicial deste partido estrutura a casa de modo a dispor, sobre a superfícies destas peças suspensas, espaços íntimos e, sob sua sombra, espaços coletivos.

O pátio, elementro central na organização geral da casa, é disposto aqui de forma a trazer luz e vegetação panoramicamente aos espaços de convívio e de promover uma interlocução silente entre os dormitórios que pairam sobre o térreo.

As empenas, para além de sua função estática na ancoragem dos vigamentos metálicos dos pavilhões, também possuem um caráter infraestrutural - ora abrigam serviços no pavimento térreo, ora circulações no pavimento superior.

Pode-se dizer que o conjunto gerado pelas ações e interações de projeto resultam, portanto, em uma casa onde a reconfiguração de uma paisagem outrora inexistente seja suficientemente forte ao ponto de estabelecer diálogos, sejam estes mais silenciosos ou mais francos.

Approximately 20 kilometers away from the center of Brasília's Plano Piloto, the project for Casa Ribas unfolds on a plot of not particularly generous dimensions, appropriating it in a manner that balances the private and social aspects as effectively as possible.

Four reinforced concrete walls arranged longitudinally and spaced fifteen meters apart anchor, between their limits, two parallel metallic pavilions divided by a courtyard.

The initial organization of this layout structures the house in a way that places intimate spaces on the surfaces of these suspended elements, and communal spaces under their shade.

The courtyard, a central element in the overall organization of the house, is arranged here to bring light and panoramic vegetation to the living spaces and to facilitate a silent dialogue between the bedrooms hovering above the ground floor.

Beyond their static function in anchoring the metal beams of the pavilions, the walls also possess an infrastructural character - at times accommodating services on the ground floor, at others serving as circulation spaces on the upper floor.

It could be said that the ensemble resulting from the actions and interactions of the design yields a house where the reconfiguration of a previously non-existent landscape is sufficiently strong to establish dialogues, whether they be silent or candid.


CASA RIBAS

2015 — 2018
Igor Campos, Hermes Romão, Rodolfo Marques, Bruno Ribas
Ana Orefice, Flávia Groba


Particular
Brasília-DF, Brasil
800m²
750m²

Stumm Engenharia
Luiz Eduardo Rope, José Sobrinho Leite
Dessine
Helder Rossi
Ana Paula Roseo
Evviva Bertolini
Chance, TG Technical Group, Vidromex
Raspatac, Rubens Pisos, Portinari
Marmoraria Alvorada
Arte Ofício, Hill House, Prima Linea

Joana França

Ano / Year:
Arquitetura / Architecture:
Colaboradores / Collaborators:


Cliente / Client:
Localização / Location:
Área do terreno / Site area:
Área construída / Built area:

Estrutura / Structure:
Instalações / MEP:
Luminotécnico / Light designer:
Construtor / Builder:
Paisagismo / Landscape design:
Marcenaria / Cabinetry:
Esquadrias / Glazing:
Pisos / Flooring:
Marmoraria / Stone work:
Mobiliário / Furniture:

Fotografias / Photography: