APARTAMENTO 206N

Brasília-DF | Brasil

Os edifícios residenciais da superquadra SQN 206, localizados em Brasília, no Plano Piloto, foram projetados pelos arquitetos Marcílio Mendes Ferreira e Takudoo Takada (1978). Destacam-se pela expressiva qualidade arquitetônica que os caracterizam e configuram uma das superquadras mais nobres do Plano Piloto. São 11 edifícios idênticos com 36 apartamentos por bloco, todos iguais, com a mesma configuração espacial que confere harmonia e unidade ao conjunto residencial.

Coube-nos, portanto, o desafio de requalificar o interior de um dos apartamentos. O ponto de partida foi revitalizar sem, no entanto, descaracterizar a notável qualidade do projeto original, em especial, da excelente distribuição funcional dos ambientes que promove, por sua vez, espaços generosos, amplos, arejados e acolhedores.

Para que pudéssemos resgatar e valorizar ainda mais essas características seria indispensável, entretanto, intervir cirurgicamente nas infraestruturas prediais que se apresentavam obsoletas.

Partimos em busca de uma solução que pudesse, por um lado, assegurar o perfeito funcionamento de todas as instalações e, por outro, agregar novas tecnologias para promover o bem estar e atender às expectativas dos moradores sem, no entanto, desconfigurar a originalidade de um apartamento da década de 70.

Adotamos a austeridade como pressuposto capaz de proporcionar unidade pela sobriedade dos tons e dos materiais empregados. Mantivemos e valorizamos, com algumas poucas estratégias projetuais, a qualidade espacial e funcional originais permitindo aos moradores desfrutarem na sua plenitude do apartamento completamente renovado e, ao mesmo tempo, profundamente vinculado ao seu passado.

MESAS 206N | SUSPENSA E CABECEIRA

As ações de projeto estabelecidas para a requalificação do apartamento têm como premissa a totalidade do espaço. Nesse sentido, operamos desde a escala das intervenções relativas à obra civil ao desenho dos mobiliários.

Desenhadas para os dormitórios, as peças em questão foram, primariamente, fruto da combinação do aço com a madeira, resultando em produtos visualmente leves que reduzem ao essencial seus usos e funções. Pairando sobre as paredes do apartamento, mantém com delicadeza a unidade integral dos tons, texturas e soluções empregados no projeto como um todo.

Info

arquitetura de interiores
estúdio mrgb
autores
igor campos . hermes romão
colaboradores
ana carolina moreth . filipe bresciani . larissa pontes . lucas felipe campos. rodolfo marques

complementares
luminotécnico . lumini | sulene nascimento
mobiliário
hill house
marcenaria
bontempo
execução
ww arquitetura & econstrução

fotografias
estúdio mrgb


localização
brasília . brasil
projeto
2019
obra
2019-2020
área de intervenção
135m²